Saiba quais são os tipos de leitura biométrica mais utilizados na tecnologia
A segurança das suas informações é algo muito importante, não se pode correr o risco de que outra pessoa acesse suas informações pessoais ou que se passe por você, dependendo do caso isso pode causar uma grande dor de cabeça e até algumas perdas.
Hoje no mercado existem tecnologias que focam em garantir a autenticidade das pessoas, um exemplo disso é a biometria nos caixas eletrônicos que impedem que outras pessoas executem ações em sua conta.
O leitor biométrico identifica os indivíduos coletando informações físicas e armazenando as informações para comparar com outros registros, verificando assim a correspondência das informações.
Existem diversas formas de se recolher essa biometria, cada leitor captura diferentes informações. Veja abaixo os diferentes formas de realizar o reconhecimento:
Digitação
A identificação pela digitação verifica a forma como a pessoa escreve, pois cada um tem sua forma de digitar. é levado em consideração os dedos que o usuário digita e até a velocidade.
Geometria da Mão
A leitura por geometria mede o tamanho da mão, o comprimento dos dedos e articulações envolvidas. Quando realizada a leitura, é enviada uma foto para o sistema comparar com a foto no registro.
Identificação pela Voz
O reconhecimento é feito automaticamente devido a características fisiológicas e comportamentais da voz.
Durante o cadastramento, é feita a coleta e processamento dos sinais, após isso é usado um algoritmo para extrair os parâmetros do sinal vocal.
Impressão digital
A impressão digital é uma característica única de cada pessoa. É uma método muito antigo, pois a implementação tem um custo relativamente baixo.
Um grande problema deste método é que muitas pessoas tem digitais falhadas ou ruins e acabam não conseguindo utilizar o sistema.
Reconhecimento Facial
O sistema de reconhecimento facial vem evoluindo cada dia mais.
Para fazer a detecção da face, o sistema recolhe uma foto em 3D do rosto da pessoa e localiza diversos pontos de referência.
A Amazondesenvolveu um sistema que possibilita até mesmo a detecção de emoções como felicidade, tristeza, raiva, surpresa, nojo, calma e confusão. Agora eles também identificam o medo.
Identificação pela Íris
Íris é a membrana que fica ao redor da pupila, entre a córnea e o cristalino.
Para realizar a coleta da membrana, é utilizado o infravermelho para gerar uma imagem.
É um método caro, porém muito seguro.
Identificação pela Retina
Da mesma forma como da Íris, também se utiliza um infravermelho buscando captar os vasos sanguíneos que compões o olho. Também é um método extremamente confiável.
Identificação pelo Padrão de Veias
A identificação do padrão de veias também usa o infravermelho para identificar o padrão de veias iluminadas. Esse padrão não muda ao longo da vida e é único para cada indivíduo.
Veja abaixo uma comparação de alguns dos sistemas citados
Na implementação de um leitor biométrico deve ser levado em consideração qual o risco de uma falsa identificação, órgãos governamentais e empresas de grande porte em geral devem investir em uma tecnologia de alta confiabilidade, que forneça a segurança necessária para não ocorrer fraudes. Já empresas de médio e pequeno porte em que o faturamento e o risco podem ser menores, optar por métodos que possuam boa confiabilidade e custo reduzido podem ser mais indicados, como leitores que coletam a digital ou a geometria da mão podem ser um bom custo x benefício.
Comente usando sua conta do facebook
Saiba quais são os tipos de leitura biométrica mais utilizados na tecnologia